Dados do Boletim Epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS) mostram que Teresina registrou mais de 190 novos casos de dengue somente na última semana, elevando o total de casos confirmados para 669.
Os casos confirmados Chikungunya segue na faixa de 110 e os de Zica Vírus em apenas três.
A disseminação da doença tem preocupado as autoridades de saúde, que estão intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de alertar a população sobre a importância de medidas preventivas.
Recentemente, a FMS, através da Gerência de Zoonoses, lançou um Calendário Ecoepidemiológico. Uma ferramenta para auxiliar o trabalho de campo dos agentes de endemias que atuam no combate ao Aedes aegypti.
Segundo especialistas, fatores como o acúmulo de água em recipientes descartados inadequadamente e o período chuvoso podem contribuir para o aumento da proliferação do mosquito.
Algumas medidas simples podem ser adotadas para combater a doença, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, manter caixas d'água sempre fechadas e utilizar repelentes, especialmente durante o período de maior atividade do mosquito, que é ao amanhecer e ao entardecer.